A IMPORTÂNCIA DE UM ADVOGADO NA ELABORAÇÃO DOS CONTRATOS

A IMPORTÂNCIA DE UM ADVOGADO NA ELABORAÇÃO DOS CONTRATOS  

 

O objetivo deste artigo é abordar a importância de um contrato bem elaborado.  

Toda relação comercial gera uma obrigação entre as partes, e a forma de formalizar esta obrigação é o contrato. 

Atualmente, somos alvos de muitas informações diárias e, muitas vezes, é difícil acompanhar todas as alterações da legislação brasileira. 

Um contrato bem feito é essencial para a solução de problemas e trará segurança jurídica nas negociações, sendo crucial que o contrato celebrado seja bem redigido, de modo que esteja estabelecido de forma específica: objeto, prazos, penalidades, condições e outros detalhes importantes. 

Para cada tipo de transação é necessário observar as leis específicas que as fundamentam, os riscos e os direitos dos contratantes. 

Sem a orientação de um profissional não há como garantir que o contrato estará completo, sem margem para dupla interpretação ou para que a outra parte encontre uma lacuna da qual possa se beneficiar e não cumprir a obrigação acordada. 

É muito comum não haver preocupação das partes com questões comuns que são enfrentadas cotidianamente. Isso acontece muito porque as partes ao firmarem um negócio não pensam que algo pode dar errado, principalmente porque acreditam na viabilidade do negócio, portanto no geral não há tanta preocupação com a QUALIDADE desses contratos. 

Os modelos disponíveis na internet não atendem a todos. Um bom contrato deve ser customizado e bem pensado. 

Os bons contratos envolvem muito mais do que um pedaço de papel. Os contratos, efetivamente, são os termos da negociação – que se otimiza com o acompanhamento de profissionais capacitados – e depois se materializam de forma eficaz com uma redação de boa qualidade. 

Um contrato bem elaborado é de grande relevância para o seu negócio, portanto temos de ficar satisfeitos em pagar por serviços que efetivamente trazem soluções eficazes. Temos que mudar os nossos paradigmas sobre caro e barato. 

Um advogado especialista, tanto na análise quanto na elaboração de contratos, vai conseguir prever todos os detalhes da negociação (estabelecer o objeto contratual com clareza, o prazo, valor e forma de pagamento, formas de rescisão contratual, garantias) para a segurança jurídica da relação que será formalizada pelo contrato seja a maior possível e não haja espaço para dúvidas ou discussões. 

Com isso, a consultoria e assessoria de um advogado quando da contratação é de suma importância para orientá-lo na análise, revisão e elaboração do documento trazendo segurança jurídica quanto à vontade de ambas as partes. 

Um contrato bem redigido, com apoio de profissionais especializados e da tecnologia, facilita muito a gestão da fase de execução e a gestão de contratos, evitando que qualquer das partes possa se esconder atrás de ambiguidades e brechas. 

No mundo de negócios prósperos, bons profissionais têm de ser contratados. O bom profissional faz toda a diferença. Um bom trabalho exige tempo e conhecimento. 

Sendo assim, podemos concluir que o advogado exerce um papel fundamental na elaboração de contratos, portanto não deixe de consultar um profissional. 


Por: Dra.  Desirée Juliana de Carvalho – advogada e Sócia