COMPRA DE IMÓVEIS

Para milhares de pessoas a compra de um imóvel é simplesmente a aquisição mais importante de suas vidas.

No ramo imobiliário existe muitos detalhes que precisam de atenção para que as negociações imobiliárias não sejam canceladas ou enviesadas, assim você garante que o sonho não vire pesadelo.

Optar por um imóvel na planta ou pronto para morar vai depender apenas da sua pressa em mudar para a nova casa.

Ao escolher um imóvel, certifique-se de que o negócio será feito com uma empresa idônea, sólida, experiente, com boa reputação no mercado e um histórico irretocável.

Pesquise, informe-se, converse com outros clientes, conheça os empreendimentos da empresa e pergunte se foram entregues no prazo.

Importante que você coloque em prática seu faro de investigador e descubra se há ações judiciais ou queixas contra a construtora.

Investigue a situação fiscal e contábil da empresa.

Confira se existem débitos federais, estaduais ou municipais, peça referências e observe como a empresa se relaciona com o mercado, os clientes e a sociedade.

Entenda que é seu direito certificar-se de que fará negócio com uma empresa de excelente reputação.

Além de estar com a sua documentação pessoal em dia, é importante conferir a documentação do vendedor e do imóvel.

Como pessoa jurídica, o vendedor (construtora) deve apresentar inúmeros documentos, entre eles: Cópias do CNPJ, Contrato social, Registros na Junta Comercial, Certidões negativas da Justiça, Certidões de quitação de tributos nas esferas federal, estadual e municipal

Além disso: Documentos relativos ao imóvel, como título de propriedade, certidão negativa de ônus reais, Registro e memorial de incorporação, Matrícula atualizada, Averbação da construção, Registros de alienações, Plantas baixas e projetos, ART do engenheiro responsável, Entre outros.

Jamais assine algo sem ler e ou sem compreender todos os detalhes.

Importante buscar a consultoria de um advogado especialista em mercado imobiliário.

Afinal, ele será fundamental para orientá-lo sobre os cuidados na hora de comprar um imóvel e pronto!

O advogado imobiliário vai analisar minuciosamente o contrato de compra e venda, ler o memorial descritivo de um imóvel na planta, que é outra regra de ouro.

Não basta apenas fazer o planejamento financeiro para a quitação do imóvel.

Outras despesas vão surgir ao longo do processo e você precisa estar preparado.

O ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis) e o custo da Escritura Definitiva de Compra e Venda (em caso de pagamento com recursos próprios) ou da taxa de escritura paga ao banco responsável pelo financiamento são suas responsabilidades, assim como as despesas cartorárias do Registro de Imóveis – no caso de averbação do Contrato de Financiamento ou Escritura Definitiva na matrícula individualizada do imóvel.

Fique de olho afinal, investimentos de tão grande valor como a compra do imóvel próprio, muitas vezes, é feito uma só vez na vida.